Saiba como ocorre o “Refluxo de Esgoto”

Data: 20/07/2016
Fonte: Sabesp


O retorno de esgoto ocorre, principalmente, pelo descarte irregular de resíduos que obstruem a tubulação ou a sobrecarregam e que resultam em seu rompimento. O ramal e os poços de visitas, neste caso, se tornam a única saída para o esgoto acumulado, gerando o “refluxo de esgoto”. Para evitar o problema, a Sabesp realiza lavagens preventivas em caixas de inspeção, poços de visitas e redes coletoras. No entanto, a conscientização é imprescindível.

Entre os produtos descartados e que podem causar o problema encontram-se os restos de comida, óleo de cozinha, fraudas descartáveis, absorventes, preservativos, meias, entre outros. A água proveniente de fortes chuvas também contribuí para que o refluxo aconteça. O correto é que as águas pluviais sejam encaminhadas para os bueiros das ruas até chegarem às galerias pluviais.

Quando elas são encaminhadas, indevidamente, para a rede coletora de esgoto a tubulação acaba sendo prejudicada. Por isso, é necessário que as instalações internas do imóvel estejam ligadas corretamente.

Raízes de árvores de grande porte também podem impedir o bom funcionamento da rede. O ideal é ficar sempre atento e possuir uma caixa de inspeção, com a tampa deslacrada, na divisa do imóvel com a calçada, evitando que o esgoto retorne para o imóvel.

Para diminuir os casos de refluxo, a Sabesp também orienta os clientes no momento de conceder a ligação de esgoto. Em casos de vazamentos, entre em contato com a companhia pelo aplicativo "Sabesp_APP", e/ou nas nossas centrais de atendimento pelos telefones 195 (Região Metropolitana de São Paulo) e/ou 0800 0550195 (municípios do interior e litoral).




< voltar